Strict Standards: Non-static method Debugger::invoke() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575

Strict Standards: Non-static method Debugger::getInstance() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/portalunisaude/cakephp/1.2.5/cake/libs/debugger.php on line 575
CREFITO-SP SE MANIFESTA SOBRE NOVELA VIVER A VIDA :: Notícias Portal Unisaúde
Página Inicial Telefone
Home » Notícias » Veja notícia

CREFITO-SP SE MANIFESTA SOBRE NOVELA VIVER A VIDA

Leia ofício enviado à Rede Globo sobre capítulo 55, de 16/11


A:

Roberto Irineu Marinho, Presidente das Organizações GloboManoel Carlos, autor da novela Viver a VidaFabrício Mamberti, Diretor Geral da novela Viver a VidaJayme Monjardim, Diretor de Núcleo da novela Viver a Vida  

Caros Roberto, Manoel, Fabrício e Jayme:  

 Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar a Rede Globo de Televisão pela alta qualidade de seus programas. No entanto, no dia 16/11/2009 a Globo veiculou um diálogo na novela Viver a Vida que entendemos ser inapropriado e desrespeitoso para com os profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Em especial foi dito:

 DR. MORETTI: Agora, seu programa de reabilitação! Esse aqui é o Dr. Alexandre, seu fisiatra.

DR. ALEXANDRE: Olá, Luciana!

LUCIANA: Olá! Tudo bom?

DR. ALEXANDRE: Tudo, e com você?

LUCIANA: Hum. Ó, já vou logo avisando que eu sou mais bonita do que sou aqui, tá?(Dr. Alexandre e Dr. Moretti riem)

DR. MORETTI: O Dr. Alexandre, ele vai comandar toda a sua reabilitação. Ele vai programar a sua fisioterapia, terapia ocupacional e outras necessidades. Enfim, ele vai monitorar e acompanhar a sua recuperação até o fim.(Luciana sorri)

DR. ALEXANDRE: O tratamento é lento. Ele requer muita disciplina e força de vontade. Você vai ter que ter paciência, mas podemos começar os exercícios de fisioterapia hoje mesmo, tudo bem? Luciana, estamos todos juntos e empenhados. 

A Constituição Federal determina que o cidadão é livre para fazer o que quiser a menos que uma lei explicitamente o proíba. Isso inclui o exercício de qualquer profissão ou ofício. As profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão regulamentadas no Brasil desde 1969 pelo Decreto-lei nº 938. De acordo com esses regramentos, apenas os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem diagnosticar, prescrever e executar tratamento em suas respectivas áreas de atuação, de forma autônoma.

 

Admiramos e aplaudimos as virtudes dos médicos, mas cabe a eles a prescrição medicamentosa e a intervenção cirúrgica. O diálogo veiculado na novela Viver a Vida estimula o exercício ilegal das profissões de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por médicos com especialidade em fisiatria.

 

Os modernos sistemas de saúde do mundo estão fundamentados na oferta dos serviços de saúde por equipes multidisciplinares, onde cada profissional respeita e admira as virtudes que cada um agrega à vida saudável. Nesse sentido, os 150 mil fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se sentiram ofendidos com o diálogo veiculado na novela, no qual o médico fisiatra deixa claro que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional atuarão sob sua tutela. As decisões sobre tratamentos de reabilitação são tomadas de forma consensual entre os membros das equipes multidisciplinares de saúde e não de forma hierárquica, como mostrado no diálogo acima. Ao contrário do que é afirmado, o fisiatra não possui a prerrogativa legal e muito menos as habilidades e competências para coordenar e prescrever os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

O Estado brasileiro realiza hoje 1 bilhão de consultas médicas no SUS, com duração máxima de 5 minutos. Essas consultas estão gerando meio bilhão de exames a um custo bilionário com medicamentos. No entanto, temos 50 milhões de portadores de doenças crônicas e ainda vivemos uma década a menos do que poderíamos. A solução para os graves problemas de saúde do Brasil inclui a oferta de serviços das equipes multidisciplinares de saúde à população.

 

Contamos com a sensibilidade de Vossas Excelências para que o Brasil possa admirar e aplaudir as virtudes dos profissionais da saúde. Não temos dúvida que o Brasil mais uma vez terá a oportunidade de assistir às virtudes que as ciências da Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecem na reabilitação das milhares de vítimas dos acidentes de carros. Contamos com a pronta recuperação da personagem Luciana, interpretada pela atriz Alinne Moraes. A recuperação de seus movimentos devolverá e dará vida com graciosidade a essa bela personagem. O sucesso da cirurgia feita pelas mãos do brilhante neurocirurgião Dr. Moretti, a correta prescrição medicamentosa do excelente fisiatra Dr. Alexandre, completada pela atuação brilhante do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional é a materialização da vida que clama pelo respeito e pela paz nas equipes multidisciplinares de saúde.

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo




IGPU - Instituto de Pós-Graduação
Rua Padre Anchieta 627, Bairro Lídice Uberlândia - MG / CEP: 38400-132
(34) 99271-2077 (Secretaria) (34) 98418-0909 (Central de Matrículas) das 09:00 às 17:00
Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados